Mais de 10 mil atletas participam da 4ª Copa Construindo Campeões
Mais de 10 mil atletas participam da 4ª edição da Copa Construindo Campeões, o dobro da edição anterior. O crescimento expressivo reflete a expansão do programa, que hoje alcança 14 mil alunos em todo o Estado. Além disso, o evento marca uma nova fase do esporte goiano, com mais inclusão e oportunidades.
Daniel Vilela destaca importância do projeto
Neste sábado (4/10), ao participar do evento no Estádio Serra Dourada, o vice-governador Daniel Vilela destacou que o projeto é uma das ações mais abrangentes do Governo de Goiás voltadas à juventude e à formação de valores.
“É preciso reconhecer o papel do nosso governo, do governador Ronaldo Caiado. Quando recebeu o governo, sequer a Secretaria de Esporte existia. Hoje, temos uma série de programas que oferecem oportunidade para crianças e adolescentes desenvolverem suas habilidades e ajudarem na formação de tantos jovens por esse Estado”, afirmou Daniel.
Além disso, o vice-governador ressaltou que o esporte é um instrumento de transformação. “A gente sabe que muitos deles não vão se tornar atletas de alto desempenho, mas têm, por meio do esporte, a oportunidade de desenvolver habilidades, buscar uma vida mais saudável e despertar sentimentos importantes, como determinação e resiliência”, frisou.
Goiás como referência no esporte
Por fim, Daniel completou que o programa é pioneiro no cenário nacional. “Nenhum estado tem a quantidade e o investimento que nós temos nesse programa. Com certeza seguiremos ampliando e fazendo de Goiás também o Estado do esporte”, apontou.
Criado em 2019, o Construindo Campeões oferece aulas gratuitas de artes marciais para alunos da rede pública e famílias de baixa renda. Desde o início, o Governo de Goiás já destinou R$ 9 milhões ao programa. Dessa forma, a previsão para 2025 é de novos R$ 7 milhões em investimentos.
Compromisso com a transparência
Enquanto isso, o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, reforçou a responsabilidade com o uso dos recursos públicos. “É um Governo sério, transparente e que cuida do dinheiro público com responsabilidade. Esse recurso se transforma em investimento para esses jovens. É uma honra fazer parte do Governo de inclusão social mais atuante que esse país já viu”, afirmou.
Jovens relatam transformação
Entre os atletas participantes, a boxeadora Laila Borges Coimbra, de 16 anos, contou que a bolsa esportiva tem impacto direto em sua rotina. “A bolsa ajuda bastante e faz diferença para mim e para muitos outros participantes.”
Além disso, Sales de Assis, de 15 anos, lutador de sandá (arte marcial chinesa), destacou o benefício. “É muito importante para incentivar os jovens, pois muitos não têm condição de viajar para competir ou praticar algum esporte.”