• Estadual

    Matheus vai destinar imóveis públicos ociosos para moradias

    Outra medida para resolver a questão da moradia na capital é a regularização fundiária para atender milhares de famílias que não têm escritura de seus imóveis

     

    O perigo enfrentado pelas pessoas que vivem em áreas de risco, assim como a incoerência dos imóveis públicos desocupados e os vazios urbanos foram temas abordados pelo candidato a prefeito de Goiânia Matheus Ribeiro (PSDB) durante sabatina na TV Anhanguera, na manhã desta sexta-feira, 27/9. Em resposta aos jornalistas, o candidato ressaltou que existem muitos imóveis importantes na cidade, que pertencem a órgãos públicos e que podem ser destinados a moradias, já que possuem infraestrutura urbana definida. Essa política atrai as pessoas para o coração da cidade, aproxima a prefeitura do cidadão e valoriza a relação entre a gestão e a população.

    “Precisamos buscar soluções eficientes que atendam a um novo ordenamento da cidade. Não vamos repetir o que a política tradicional faz: afastar as pessoas pobres cada vez mais para longe, onde ficam dependentes de um transporte público ruim, precisando trabalhar muito para ganhar pouco. Na minha gestão, vou aproximar as pessoas”, afirmou Matheus.

    Indagado sobre como seria a aquisição de imóveis públicos sem uso ou abandonados, Matheus reafirmou que não se trata de desapropriar imóveis particulares. Na realidade, o plano do tucano é pensar em uma forma mais eficaz e humana de ocupar a cidade, entendendo que hoje existem muitas propriedades que pertencem ao poder público e que merecem um novo uso. Além disso, a proposta é auxiliar as famílias que correm riscos estruturais, como alagamentos.

    “Hoje, a prefeitura simplesmente coloca uma placa dizendo que a área está sujeita a alagamento e que não se deve transitar. Não podemos apenas maquiar a situação nem tratar essas pessoas como se merecessem ser despejadas de seus lares. Precisamos levar dignidade habitacional”, concluiu o candidato.

    Regularização

    Ainda sobre a questão da moradia, Matheus explicou que outro ponto fundamental para a melhoria de vida dos goianienses é a regularização fundiária. Dados oficiais indicam que, em Goiânia, há cerca de 30 mil moradias que ainda precisam ser regularizadas. O plano de Matheus inclui montar uma estrutura de atendimento e convocar os goianienses com imóveis irregulares para regularizarem suas propriedades.

    “Precisamos investir na regularização fundiária, regularizando imóveis cuja situação está pendente e trabalhando, com humanidade e firmeza, para retirar famílias que vivem em áreas de risco”, afirmou Matheus.

    Últimas Notícias