Deputado Gustavo Gayer é Alvo da PF por Suspeita de Desvio de Cota Parlamentar
Principal cabo eleitoral de Fred Rodrigues, deputado de Goiás enfrenta operação da Polícia Federal por suspeita de fraude e organização criminosa.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e alguns de seus assessores são alvos da Operação Discalculia, deflagrada nesta sexta-feira (25/10) pela Polícia Federal (PF) para investigar e desarticular uma associação criminosa. O grupo é suspeito de desviar cota parlamentar e falsificar documentos para a criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu 19 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades de Goiás e no Distrito Federal. Entre os locais vistoriados estão a residência de Gayer, seu gabinete em Brasília e casas de seus assessores.
A operação envolveu cerca de 60 agentes federais, que cumpriram ordens judiciais em Brasília (DF), Cidade Ocidental (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Aparecida de Goiânia (GO) e Goiânia (GO). Durante a ação, a PF encontrou R$ 72 mil em posse de um dos assessores do deputado, o que reforçou as suspeitas sobre um esquema ilícito de desvio de recursos.
A investigação se concentra na suspeita de que a cota parlamentar destinada ao gabinete de Gayer foi desviada para uma empresa fictícia cujo quadro social, de maneira inusitada, teria sido composto por crianças de 1 a 9 anos, segundo a ata de constituição da Oscip, datada de 2003. Essa falsificação foi identificada na Assembleia da constituição da organização, com uma data retroativa que suscitou suspeitas, motivo pelo qual a operação foi batizada de Discalculia – uma referência ao transtorno de aprendizagem que dificulta a compreensão de números.
Após a ação, Gayer utilizou as redes sociais para compartilhar um vídeo em que acusa o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de ser o responsável pela operação e classificou os agentes da PF como “jagunços de ditador”. Segundo ele, os policiais teriam utilizado força excessiva durante a execução do mandado de busca, o que motivou suas críticas. Gayer é conhecido no cenário político como o principal cabo eleitoral de Fred Rodrigues, candidato que busca visibilidade no estado de Goiás com o apoio do deputado.
As investigações seguem em curso, e os indícios levantados pela Polícia Federal poderão embasar novas diligências e ações judiciais.