• Internacional

    Israel realiza ataque aéreo em depósito de armas na Síria controlada por rebeldes

    Forças israelenses atacaram um depósito de munições em Tartus, Síria, neste domingo (15/12). A área está sob controle de rebeldes após a queda do regime sírio; veja os detalhes.

    Na noite deste domingo (15/12), forças israelenses realizaram um ataque aéreo contra um depósito de munições na província de Tartus, no oeste da Síria. A área, anteriormente sob domínio do governo sírio, está agora controlada por facções rebeldes após a queda do regime de Bashar al-Assad.

    Contexto do Ataque

    Fontes locais informaram que o depósito destruído era usado para armazenar armamentos pesados que poderiam ser transferidos para grupos extremistas. Israel não confirmou oficialmente a operação, mas autoridades afirmaram, sob anonimato, que o objetivo era neutralizar potenciais ameaças à segurança nacional.

    “Este ataque visa evitar que mísseis e armas de grande alcance sejam utilizados contra nosso território”, disse um oficial israelense a um veículo internacional.

    Explosões em Tartus

    As explosões causadas pelo ataque foram tão intensas que puderam ser ouvidas a quilômetros de distância. “Houve uma série de explosões enormes, e o céu ficou iluminado como se fosse dia”, relatou um morador local ao jornal Al-Watan.

    Não há informações oficiais sobre vítimas, mas equipes de resgate relataram dificuldade para acessar a área devido ao risco de novos incidentes.

    Rebeldes no Poder

    Após a queda do regime sírio, diversas regiões do país foram tomadas por grupos rebeldes, alguns dos quais possuem alianças questionáveis com facções extremistas. A ausência de um governo central tem preocupado potências regionais, como Israel, que intensificou seus ataques preventivos contra possíveis ameaças.

    Últimas Notícias