Diretor-geral da OMS relata ataque aéreo em aeroporto no Iêmen
Tedros Adhanom confirma que ele e equipe da ONU estão seguros após bombardeio que deixou mortos e feridos.
Ataque aéreo no Iêmen: Diretor da OMS relata momento crítico no aeroporto de Sana’a
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, informou que ele e sua equipe escaparam ilesos de um ataque aéreo ocorrido no aeroporto de Sana’a, no Iêmen, nesta quinta-feira (26/12). A equipe estava prestes a embarcar em um voo quando o local foi atingido por bombardeios.
De acordo com a publicação oficial de Tedros, ao menos duas pessoas perderam a vida e um membro da tripulação do avião foi ferido. Além disso, a torre de controle, o terminal de embarque e a pista de decolagem sofreram danos significativos, impossibilitando qualquer voo no momento.
Missão humanitária e cenário de crise
A equipe da OMS e da ONU estava no Iêmen em missão para negociar a libertação de funcionários das Nações Unidas detidos no país e avaliar a situação humanitária e de saúde local. Apesar do ataque, Tedros garantiu que todos os membros da missão estão seguros, mas ressaltou a gravidade do incidente.
“Estamos seguros, mas precisamos esperar que os danos ao aeroporto sejam reparados antes de podermos partir. Nossas mais sinceras condolências às famílias que perderam entes queridos neste ataque”, declarou Tedros.
Conflito no Iêmen e segurança internacional
O ataque ocorre em um momento de intensificação dos conflitos no Iêmen, uma das maiores crises humanitárias do mundo. As Nações Unidas têm enfrentado dificuldades para operar na região, devido à instabilidade e aos constantes episódios de violência.
A situação evidencia os riscos enfrentados por organizações internacionais e seus representantes em missões humanitárias em zonas de conflito.