Kajuru se diz traído por Lula e cobra atenção do governo: “Ou resolve ou acaba tudo”
Vice-líder do governo no Senado, senador afirma que é preterido por aliados de Lula e reclama de falta de diálogo com ministros

A relação entre o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo no Senado, e o Palácio do Planalto entrou em estado crítico. Em entrevista à revista Veja, Kajuru afirmou estar se sentindo preterido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reclamou da aproximação do governo com o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), seu adversário político em Goiás.
“Me sinto traído”, declarou Kajuru. “Ou Lula resolve a situação — que eu não aceito ser inferior a inimigo meu e dele — ou acaba tudo.”
Nas redes sociais, o senador reforçou a insatisfação: “Não é traição, é amar e comprar inimigos. Isso eu não aceito”.
Kajuru, que tem ocupado papel de destaque na articulação do governo no Senado, acredita estar sendo boicotado por aliados petistas após não ter comemorado publicamente a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL). “Não comemorei, porque ele nunca me fez mal e sempre me tratou bem. Me atendia na primeira chamada de celular. O Lula nem me atende. Tenho que ligar para o ajudante de ordens”, desabafou.
O parlamentar também criticou a falta de retorno por parte de ministros do governo, mencionando Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Margareth Menezes (Cultura) como exemplos de autoridades que não têm respondido suas mensagens ou demandas.
Apesar de ocupar uma função estratégica na base aliada, Kajuru tem adotado um tom cada vez mais crítico e pessoal em relação ao Planalto, o que pode agravar o cenário de tensão dentro da própria base do governo no Senado.