Senador pede ao governo providências sobre a prisão de goianas na Alemanha
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) entregou nesta segunda-feira (10), ao Ministério das Relações Exteriores, um ofício pedindo esclarecimentos e a soltura imediata de Kátyna Baía e Jeanne Paollini, as duas mulheres goianas que tiveram as bagagens trocadas e que foram presas por tráfico internacional de drogas, no dia 5 de março, no aeroporto de Frankfurt, Alemanha.
Ao desembarcarem na cidade alemã, as brasileiras, que iriam passar férias na Europa, foram abordadas pela polícia local e informadas que suas bagagens carregavam 20kg de cocaína cada. Elas foram encaminhadas imediatamente ao presídio feminino local.
A Polícia Federal brasileira investigou o caso e revelou que as malas foram inicialmente despachadas no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e, quando os dois objetos chegaram ao aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tiveram as etiquetas trocadas por funcionários terceirizados do setor. A troca criminosa foi feita em um ponto cego, não registrado pelas câmeras de segurança. Seis investigados já foram presos pela PF.
“O mais grave é que já houve a elucidação do caso, mas elas ainda estão presas”, explica Kajuru. “Espero que, com a divulgação do caso pela imprensa, o Itamaraty aja imediatamente. É obrigação do nosso Ministério das Relações Exteriores conseguir a soltura das duas goianas, presas de forma injusta, o mais rápido possível”, finaliza o senador.