Desenrola Brasil: Quem pode participar do programa de quitação de dívidas do Governo Federal?
O programa Desenrola Brasil, apresenta duas faixas de benefícios que permitem a renegociação de dívidas e busca oferecer soluções para pessoas físicas.
Na Faixa 1, destinada a indivíduos que recebem até dois salários mínimos ou estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), é possível renegociar dívidas bancárias e de consumo, como contas de água, luz, telefone e compras no varejo. Além disso, os participantes dessa faixa têm a oportunidade de renegociar dívidas de empréstimos consignados.
Vale ressaltar que renegociações relacionadas a crédito rural, financiamento imobiliário, garantias reais ou operações de funding não são aceitas nessa categoria. Ademais, para essa faixa o Desenrola começará apenas em setembro.
Já na Faixa 2, voltada para pessoas com renda mensal de até R$20 mil, apenas dívidas bancárias podem ser renegociadas, a partir desse mês. Nesse sentido, não é possível renegociar débitos com varejistas, empresas de água, luz, telefone, entre outros.
O programa busca fornecer recursos como garantia para a renegociação das dívidas, estimulando a oferta de crédito por parte das instituições financeiras. Os devedores contemplados terão um prazo mínimo de 12 meses para efetuar o pagamento e serão passíveis de renegociação as dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2022.
Como participar?
Para participar do programa acesse o site oficial (www.gov.br) a partir de segunda-feira (07) e clique na opção “entrar com o gov.br”. Em seguida, preencha o número do CPF para criar uma conta ou fazer login na conta já existente.
Caso o programa já esteja disponível para você, a aba para cadastro aparecerá, e é preciso ter uma conta de nível prata ou ouro para acessá-la. Para fazer isso, basta tocar em “aumentar o seu nível” e, em seguida, em “selos de confiabilidade” ou efetuar o login com uma conta bancária.