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    Endividamento em massa: Quase 64% dos devedores têm dívidas com bancos no Brasil

    Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), a parcela de famílias brasileiras com dívidas atingiu 78,3% em abril deste ano. Nesse sentido, essa estatística revela que, a cada 100 famílias brasileiras, aproximadamente 78 estão endividadas.

    Essa situação de endividamento em massa afeta diversos indivíduos, como Guilherme Nogueira, um jovem de 28 anos que perdeu seu emprego formal durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, ele busca garantir seu sustento e o de seu filho vendendo mochilas, no centro do Rio de Janeiro, como relata ao Portal Agência Brasil. Guilherme narra as dificuldades enfrentadas, onde alguns dias consegue vender algumas mochilas, mas em outros dias as vendas são baixas.

    “Eu não tinha condições de pagar o banco. Fiz um cartão de crédito e não tinha dinheiro na hora pra pagar. Tenho dívidas com cartão de dois bancos”, conta. “Não tenho nenhum plano para conseguir pagar isso. Está difícil”.

    José Raimundo, um engraxate de 67 anos, também enfrentou grandes desafios durante a pandemia. Ele, que ainda não recebeu a aprovação da Previdência Social para sua aposentadoria, viu sua clientela diminuir significativamente. Atrasos nas contas, como a conta de água, foram inevitáveis nesse período, porém, José pretende parcelar suas dívidas assim que receber o benefício da Previdência, demonstrando sua disposição em não permanecer inadimplente. “Não quero ficar devendo nada a ninguém. Não tenho essa índole de mau pagador”, conta o engraxate.

    De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a dívida com os bancos é o principal motivo da inadimplência, totalizando 63,8% do total de dívidas em atraso no Brasil em abril deste ano.

    A economista Carla Beni, da Fundação Getulio Vargas (FGV), também conversou com a Agência Brasil e disse que o programa Desenrola Brasil poderá reduzir em até 40% a inadimplência no país. Carla destaca, no entanto, que será importante pensar em campanhas para garantir a adesão dos devedores ao programa.

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