• Estadual

    Vítima relata falta de apoio da prefeitura Goiana após perda de posse em concurso

    No cenário de batalha enfrentado pelos concursados em Goiânia, a perda da oportunidade de tomar posse em seus cargos tem gerado frustração e indignação. Entre as vítimas afetadas, Lívia Arrais e Elizabeth Castilho relatam a falta de apoio e soluções oferecidas pela prefeitura diante dessa situação.

    Lívia Arrais, aprovada para o cargo de Técnico em Necropsia, compartilhou as dificuldades que enfrentou ao tentar agendar a perícia e a posse. Desde dias antes do encerramento do prazo de 30 dias corridos para a nomeação, ela se esforçou para marcar os procedimentos, mas o sistema apresentava constantes problemas técnicos. Lívia foi pessoalmente à unidade do Atende Fácil no Paço Municipal em busca de informações, mas a informaram que a unidade estava fechada devido a um feriado. Somente na madrugada do dia seguinte, o site voltou ao ar, oferecendo apenas a data de 13 de abril para a posse e perícia.

    Elizabeth Castilho, convocada no cadastro de reserva de Auxiliar de Atividades Educativas, enfrentou dificuldades semelhantes, encontrando apenas a mesma data disponível para agendamento. No entanto, ao comparecerem na data marcada, ambas foram impedidas de realizar os procedimentos, pois, apesar do site ter disponibilizado a data, o prazo limite havia expirado no dia anterior.

    A prefeitura, em nota, afirmou que cumpriu rigorosamente os prazos estabelecidos no edital do Concurso Público em 2022, oferecendo agendamento pelo site do Atende Fácil. Ela informou ainda, que disponibilizou novos horários e agências para atender os aprovados. A nota completa encontra-se no fim do texto.

    Lívia relata ter tentado entrar em contato com a prefeitura por e-mail, mas não obteve uma resposta satisfatória. Mesmo ao abrir um decreto de posse para relatar o ocorrido, seu pedido, assim como o de Elizabeth, foi negado.

    Desgaste emocional e financeiro

    As consequências dessas situações são devastadoras tanto emocional quanto financeiramente. Lívia relata crises de ansiedade recorrentes e descreve o sentimento de descrença e desamparo diante do dinheiro investido em exames e procedimentos que não trouxeram o retorno esperado. “Não consigo mais progredir, porque toda vez que penso em fazer algo, surge a dúvida se dará certo, considerando o que aconteceu”, desabafa Lívia.

    Elizabeth também enfrentou dificuldades financeiras, tendo gasto mais de R$3.000,00 em exames para a junta médica. No entanto, as consequências emocionais foram ainda mais marcantes: “Na época, eu não conseguia dormir nem comer, passava muito mal. Sinto que tudo que fiz foi jogado fora. A gente se sente violada”, relata Elizabeth.

    Ambas as concursadas esperam que a prefeitura reconheça o direito legal à posse e tome medidas efetivas para solucionar essas situações. No entanto, expressam ceticismo em relação à ação da prefeitura, acreditando que somente através de outras vias poderão obter a justiça que buscam.

    NOTA – SEMAD

    A respeito das informações solicitadas por este veículo de comunicação, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa o que se segue:

    – A Prefeitura de Goiânia cumpre com rigor os prazos estabelecidos no edital do Concurso Público em 2022. Em janeiro deste ano, foi realizado o chamamento dos aprovados, que tiveram o prazo de 30 dias, mediante agendamento pelo site do Atende Fácil, para apresentar documentação e certidões necessárias à posse.

    – Posteriormente, no mês de março, os aprovados foram nomeados e tiveram o prazo de 30 dias para concluir o processo de posse. O prazo poderia ser estendido, ainda, por mais 30 dias, caso o candidato solicitasse.

    – Além disso, o município pontua que foram abertos novos horários para agendamento e atendimento. A administração disponibilizou, também, duas agências da Atende Fácil, localizadas no Paço Municipal e Praça da Bíblia, exclusivamente para atender a demanda dos aprovados com a entrega dos exames médicos e agendamento da Perícia na Junta Médica.

    – Por fim, a Semad destaca que durante todo o processo não houve falhas técnicas e todos os prazos do concurso previstos no edital foram cumpridos, com ampla divulgação no site do Concurso, Diário Oficial do Município, imprensa oficial e redes sociais.

    Secretaria Municipal de Administração – Prefeitura de Goiânia

    Últimas Notícias