Consequências das queimadas: Impactos à saúde pública e ao meio ambiente
As consequências das queimadas para a saúde pública são alarmantes. Além de alterarem o microclima local, as queimadas liberam partículas tóxicas no ar, prejudicando sua qualidade e causando problemas respiratórios em quem as inala. O fogo descontrolado pode também se alastrar, invadir residências e causar danos à fauna local.
É o que diz o engenheiro ambiental Itamar Júnior, quando questionado sobre a gravidade das queimadas e os impactos causados à saúde pública e ao meio ambiente.
Para minimizar o impacto das queimadas, o engenheiro acredita na mobilização social, campanhas de conscientização e a presença de agentes para conversar com a população e esclarecer a gravidade dessa prática. Segundo ele, uma das raízes do problema está na cultura presente em algumas comunidades, especialmente as provenientes da zona rural, que crescem acreditando que a queimada é uma prática aceitável. “Aqui na região do Cerrado tem essa máscara de que o Cerrado pode ser queimado, porque se recupera rápido, de que ele é resistente”.
Itamar ressalta que é essencial educar as crianças, com campanhas nas escolas. “As crianças são o grande futuro”, completa.
Itamar ressaltou que a Prefeitura de Goiânia está sim realizando um trabalho importante, exigindo a limpeza em lotes vagos. “Isso também evita outras questões, já que esses locais podem ser fontes de propagação de vetores e doenças, como a dengue”.
O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de cada cidadão, e a conscientização é a chave para preservarmos nossas cidades e nosso planeta.