Obra federal de R$3,8 milhões está inacabada e sem previsão de entrega desde 2013
Em 20 de agosto de 2021, a Praça dos Esportes e da Cultura, no bairro Buena Vista IV, em Goiânia, foi inaugurada com pompa e circunstância. A cerimônia contou com a presença de autoridades federais e estaduais, incluindo os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e João Roma (Cidadania).
Na época, a obra estava cerca de 80% concluída, mas foi paralisada logo depois. Para a inauguração antecipada, equipamentos e mobiliário, como cadeiras e estantes, foram colocados no ambiente, mas foram posteriormente retirados.
Hoje, o espaço está abandonado e é alvo de vandalismo. A praça não oferece os serviços prometidos, como telecentro, auditório, biblioteca, unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e pista de skate.
A construção da praça foi iniciada em 2013 e deveria ter sido concluída em 2014. No entanto, a obra foi paralisada diversas vezes, até ser retomada em 2019, com previsão de entrega em 2020. Mas, é claro, foi paralisada novamente, agora sem previsão de retomada.
Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), publicado em junho de 2022, aponta que a obra está parada por “dificuldade técnica” da Prefeitura de Goiânia, responsável por realizar o projeto e receber o recurso federal.
A Controladoria-Geral da União (CGU), que também inspecionou a obra, constatou que o espaço não foi entregue à população e que não houve a implantação dos serviços previstos. Por isso, a CGU recomendou a instauração de uma tomada de contas especial para apurar as irregularidades e exigir a devolução dos recursos federais. Ou seja, que a Prefeitura devolva o dinheiro gasto ao Governo.
Entramos em contato com a prefeitura de Goiânia, mas até o momento ela não respondeu nossos questionamentos.