• Estadual

    Mesmo sem aval, Gustavo Mendanha lidera em Goiânia com ampla vantagem sobre Accorsi e Vanderlan

    Apesar de ainda não ter recebido aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar a Prefeitura de Goiânia, o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (ainda no Patriota), segue na liderança das intenções de votos com uma ampla vantagem sobre seus concorrentes, de acordo com a nova pesquisa realizada pelo Instituto Percent Brasil em parceria com o G5News.

    Os números são impressionantes: na categoria estimulada, Mendanha aparece à frente com 27,3% dos votos válidos, ou seja, com praticamente o dobro de eleitores da sua concorrente, a segunda colocada, deputada federal Adriana Accorsi (PT), que tem 16,7%. Ela é seguida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) com 14%.

    Gustavo, Accorsi e Vanderlan polarizam disputa em Goiânia, aponta pesquisa.

    No entanto, até o momento, Mendanha não pode participar do processo eleitoral por ter sido prefeito duas vezes de Aparecida de Goiânia, cidade vizinha à Capital. Resolução da Justiça veta que prefeitos reeleitos sejam candidatos em cidades limítrofes aos seus municípios. Mesmo assim, ele argumenta que deixou o cargo para disputar o Governo do Estado e por isso não deve ser enquadrado na resolução que proíbe a candidatura dos chamados prefeitos intinerantes.

    Gustavo Gayer surge na quarta colocação com 11% dos votos, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, atingiu 7,2% da preferência dos eleitores.

    O atual prefeito da Capital, Rogério Cruz (Republicanos), é lembrado por 5% dos eleitores. Silvye Alves (União) também aparece na pesquisa, com 4% das intenções de voto. Dentro da margem de erro, ela esta tecnicamente empatada com Peixoto e Rogério.

    Já o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) atingiu apenas 3%, seguido pelo ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) com 2%. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rafael Lara, possui 0,5% de apoio. Neste caso, também há empate técnico.

    É importante ressaltar que 6% dos eleitores optaram por votos nulos ou em branco, enquanto 3% estão indecisos ou não souberam responder.

    O Instituto Percent Brasil também realizou análises em outros dois cenários, sem a presença de Gustavo Mendanha como líder da pesquisa, e os resultados serão divulgados ao longo desta semana. Quanto à rejeição dos candidatos, o Percent também avaliou esses dados.

    A pesquisa foi conduzida por meio de 800 entrevistas telefônicas, realizadas entre os dias 25 e 29 de setembro, em mais de 50 bairros.

    Vale destacar que devido à distância das eleições, esse levantamento não precisa ser registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme as normas.

    Metodologia

    Pesquisa quantitativa realizada através da técnica de “survey de opinião”, entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, com amostra de 800 entrevistas, aplicação de questionário estruturado com eleitores de Goiânia por telefone “sistema automático de ligações com seleção de dados demográficos e geográficos”, distribuídos por regiões e setores proporcionalmente de acordo com a estimativa do eleitorado e/ou população com idades acima de 16 anos.

    A margem de erro é de 3,46% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

    São utilizadas fontes de dados do TSE e IBGE para definição demográfica e geográfica. Estatístico responsável da Pesquisa Quantitativa: Nathany Luzia Oliveira Conre 1 e 5 n° C10965.

    FONTE: G5News

    Últimas Notícias