Servidores da educação gritam ‘Prefeito a culpa é sua’ em meio ao desfile de aniversário de Goiânia
Em meio ao desfile cívico em comemoração aos 90 anos de Goiânia, servidores Administrativos da Educação municipal gritavam “Prefeito, a culpa é sua”, enquanto protestaram contra a falta de diálogo da prefeitura. A categoria está em greve há mais de 20 dias, pedindo o pagamento da data-base 2023, a elaboração de um novo plano de carreira e a equiparação do auxílio locomoção.
Mais de 2 mil servidores estão parados, com a adesão de pelo menos 147 unidades escolares. Para cobrir o déficit dos funcionários, a Prefeitura deslocou servidores da COMURG e da AMMA para trabalharem nos CMEI’s.
Depois de meses de luta, 465 profissionais da educação, do concurso público homologado em 2022, foram convocados. Mas o número não é suficiente. De acordo com a vereadora Kátia Maria, o déficit de profissionais da educação em Goiânia é de cerca de 5 mil vagas. Com a convocação de 465 profissionais, o número de vagas preenchidas será de apenas 9,3%.
Como resultado, alguns CMEIs chegaram a funcionar só pela manhã, por falta de professores. Além disso, cerca de 9 mil crianças não conseguiram vaga em creches públicas neste segundo semestre.