• cidades

    Campanha de arrecadação de absorventes íntimos entra em fase final

    Lançada em agosto, a ação é fruto de uma parceria da vereadora Aava Santiago, Ouvidoria da Mulher, Cufa Goiás e do Projeto Florescência, da equipe StormTech da escola SESI Canaã

    Campanha Florescência

    Será encerrada no dia 15 de dezembro a Campanha Florescência de arrecadação e distribuição de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Lançada em agosto, a ação já arrecadou mais de 100 pacotes de absorventes. O objetivo, nesta fase final, é chegar ao maior número de arrecadações possível para que mais adolescentes e mulheres possam ser beneficiadas.

    A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a produtos adequados para a higiene menstrual, pela ausência de banheiros seguros, falta de saneamento básico, pela insuficiência de informações sobre a saúde menstrual e de conhecimento sobre o próprio corpo. “A pobreza menstrual afeta diretamente meninas e mulheres que vivem em condições de carência de recursos de toda ordem. Essa vulnerabilidade passa pela falta de acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo. A finalidade da campanha é oferecer um pouco de dignidade às mulheres”, explica Maria Clara Dunck, Coordenadora da Ouvidoria da Mulher, da Câmara Municipal.

    A coordenadora explica que, além da atividade de arrecadação de absorventes, a Ouvidoria tem promovido uma série de palestras de conscientização sobre a pobreza menstrual, em escolas e empresas. “Empresas onde as equipes são majoritariamente masculinas é também aonde levamos essas conversas, para que todas e todos conheçam essa realidade e para que haja consciência de que a pobreza menstrual vai além do acesso ao absorvente. É um debate que precisa ser ampliado ”, comenta Maria Clara.

    De acordo com o Unicef, cerca de 715 mil meninas, no Brasil, vivendo sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões que não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

    Para a vereadora Aava Santiago, o absorvente, infelizmente, ainda é considerado item de segunda importância no Brasil, justamente por ser usado por mulheres e meninas. “Ainda que a menstruação seja um processo natural comum a todas as pessoas que têm útero, a promoção da dignidade menstrual, na nossa sociedade, ainda é carregado de preconceitos. O acesso a absorventes não é luxo, é necessidade básica e está diretamente ligado aos números de evasão escolar de meninas e mulheres, assim como aos dados nacionais sobre infecções e graves doenças. Isso provoca afastamentos de ambientes escolares e de trabalho e, por vezes, prejudicam o crescimento social e profissional dessas meninas e mulheres”, cometa Aava Santiago.

    Parceria 

    A Coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Maria Clara Dunck, explica que o objetivo da parceria com a Cufa Goiás e com o Projeto Florescência, da equipe StormTech da escola SESI Canaã, é oferecer o maior número possível de postos de arrecadação, usar as redes sociais das entidades envolvidas para a divulgação e apoiar a inclusão social, por meio da tecnologia, através das atividades da equipe StormTech Canaã.

    Premiação

    A campanha de arrecadação e distribuição de absorventes também é parte de uma competição nacional de robótica da qual a equipe StormTech, da escola SESI Canaã, tem grandes chances de ser a campeã, representando o Estado de Goiás. Quanto mais absorventes forem arrecadados, mais meninas e mulheres serão beneficiadas e mais pontos a equipe do Sesi conquistará na competição.

    PONTOS DE COLETA:

    – Câmara Municipal de Goiânia
    – Shopping Portal Sul, Aparecida de Goiânia
    – Centro Maria Firmina dos Reis, Faculdade de Letras (UFG)
    – Panificadora Bom Jesus, Setor Castelo Branco
    – Casa Liberté, Setor Central
    – Supermercado Super Zé, Jardim Goiás
    – Clube de Costura – Mega Moda Shopping
    – Gailê, Setor Sul
    – Clube de Costura, Mega Moda Shopping
    – Construtora Caiapó

    Informações: Ouvidoria da Mulher (62) 98222 2434.

    Fonte: Assessoria da vereadora Aava

    Últimas Notícias