Maestros de prestígio internacional fazem apelo ao prefeito em apoio à Orquestra Sinfônica de Goiânia
A Orquestra Sinfônica de Goiânia compartilha em suas redes sociais vídeos de maestros, cantores e músicos de diferentes partes do Brasil, como Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, e até mesmo da Suíça, em apoio à reestruturação.
O Pianista e Maestro João Carlos Martins, Regente da Bachiana Filarmônica SESI-SP, conhecido mundialmente por seu enorme talento, destaca que Goiânia possui uma tradição que deve ser cada vez mais respeitada.
“O que significa tradição em uma cidade da importância de Goiânia? Ter uma Orquestra Sinfônica Municipal que dignifica o nome da cidade. Porque uma Orquestra Municipal acaba sendo a alma de uma cidade”. O maestro expressa a esperança de ser convidado novamente no próximo ano, com a dignidade salarial conquistada pelos músicos da orquestra.
O violinista e maestro italiano, Emmanuele Baldini, manifesta tristeza ao ver a situação precária da orquestra e dos músicos. “É realmente lamentável que uma cidade que tem um papel importante no nosso país, tenha um descaso tão grande com sua orquestra”.
Benoit Fromanger, maestro da Orquestra Sinfônica do País Basco e professor da academia Hanns Eisler, de Berlim, que já esteve à frente da orquestra, também testemunha o profissionalismo e seriedade dos membros.
Todos esses artistas fazem um apelo ao prefeito Rogério Cruz, solicitando que ele considere com carinho a situação dos músicos e avance no processo de reestruturação.