Prefeitura de Goiânia anuncia renovação da frota de ônibus após acidente com ônibus sem freio
O projeto de lei que autoriza o subsídio ao transporte público de Goiânia foi votado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (19). O projeto, enviado pelo prefeito Rogério Cruz, busca viabilizar a renovação da frota de ônibus, mantendo congelado o valor da tarifa em R$4,30.
A vereadora Kátia Maria (PDT) destacou que o transporte coletivo, uma das principais demandas da população goianiense, opera de maneira precária. “Na semana passada, presenciamos um ônibus sem freio saindo do terminal, atravessando a rua e atingindo um comércio”, relatou Kátia Maria.
O acidente foi registrado por câmeras de segurança e mostra o ônibus desgovernado invadindo a calçada de ré e derrubando parte da fachada de uma loja.
Segundo testemunhas, o ônibus estava estacionado dentro do terminal Isidória na última quinta-feira (14), e, por volta das 9h, começou a descer sozinho, empurrou o portão, atravessou a rua e causou o acidente.
Por outro lado, o vereador Pedro Azulão Júnior defendeu a atual gestão municipal. Ele ressaltou que o subsídio é necessário para manter a tarifa congelada.
“Se a prefeitura não pagasse esse tanto de dinheiro, daria muito bem pra melhorar o transporte público”, afirmou Azulão Júnior.
De acordo com o vereador, R$12 milhões são investidos por mês para que o valor da passagem não aumente.
A renovação da frota, com a inclusão de 1020 ônibus, está programada para iniciar em janeiro de 2024.