União Europeia financia Autoridade Palestiniana com 118,4 milhões de euros
Segundo o vereador Lucas Kitão, a lei foi o primeiro passo para melhorar o sinal das frequências 4G e 3G na capital
A Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira um pacote de assistência financeira de 118,4 milhões de euros para apoiar a Autoridade Palestiniana, integrado na dotação anual para a Palestina em 2023, entretanto revista em alta devido à guerra em Gaza.
Em comunicado, o executivo comunitário indica que a verba irá contribuir para pagamentos de salários e pensões de funcionários públicos na Cisjordânia e de subsídios sociais para as famílias vulneráveis através do programa de transferência de dinheiro na Cisjordânia e em Gaza.
O montante também deverá ser canalizado para o pagamento das transferências de pacientes para os hospitais de Jerusalém Oriental e para o apoio técnico e administrativo às instituições da Autoridade Palestiniana.
A União Europeia (UE) é o maior doador de ajuda externa aos palestinianos, num montante de quase 1,2 mil milhões de euros no período 2021-2024, tendo já sido disponibilizados 809,4 milhões.
O governo do movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, no poder desde 2007, anunciou esta semana que as operações militares israelitas fizeram 20 mil mortos no enclave desde o início da guerra, a 07 de outubro, contabilizando também 52.600 feridos.
Israel declarou guerra ao Hamas, em retaliação ao ataque de 7 de outubro perpetrado pelo grupo em território israelita, que fez 1.139 mortos, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.
Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 128 das quais se encontram ainda nas mãos do movimento islamita, considerado uma organização terrorista pela UE, pelos Estados Unidos e por Israel.
Fonte: Diário de Notícias