• Internacional

    Ministro da Defesa de Israel apresenta plano para nova fase da guerra em Gaza

    Novas abordagens no norte e foco nos líderes do Hamas são destaques

    O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, revelou na quinta-feira (4) planos para a próxima fase da guerra em Gaza, apresentando uma nova abordagem de combate no norte e um foco sustentado em atingir os líderes do Hamas no território do sul do enclave.

    Nesta terceira fase, os soldados das Forças de Defesa de Israel no norte de Gaza adotarão uma nova forma de combate que inclui ataques, destruição de túneis terroristas, atividades aéreas e terrestres e operações especiais”, segundo Gallant.

    Já no sul de Gaza, os militares israelenses continuarão a rastrear os líderes do Hamas na região pelo tempo que for necessário, disse Gallant, e acrescentou que  as forças de Israel no sul também se concentrarão em permitir a volta dos reféns que ainda estão em cativeiro.

    Planejamento pós-guerra

    Num documento de três páginas, Gallant também forneceu detalhes da quarta e suposta fase final da guerra, intitulada “Dia Depois”.

    A fase pós-guerra anunciada por Gallant prevê uma Faixa de Gaza que não seja mais controlada pelo Hamas, o que deixaria de “representar uma ameaça à segurança dos cidadãos de Israel”.

    Uma vez alcançados os “objetivos da guerra”, não haveria “nenhuma presença civil israelense na Faixa de Gaza”, de acordo com o seu plano. No entanto, Israel manteria a “liberdade de ação operacional na Faixa de Gaza” e continuaria a “inspecionar mercadorias que entram no território”.

    Últimas Notícias