• cidades

    Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participará de Sessão Solene, em Goiânia, em homenagem ao FICA

    Evento, idealizado pela vereadora Aava Santiago, celebra 25 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

    No dia 25 de junho, às 15h30, o Plenário da Câmara Municipal de Goiânia (GO) será palco de uma sessão solene em homenagem aos 25 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). A iniciativa, liderada pela vereadora Aava Santiago, contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O evento celebra não apenas a longevidade do maior festival de cinema ambiental do estado de Goiás, mas também sua contribuição contínua e cada vez mais ampla para a cultura e a conscientização ambiental, especialmente no contexto do bioma do Cerrado Brasileiro.

    O FICA é o primeiro festival de cinema no Brasil a abordar a temática ambiental e um dos pioneiros no mundo a tratar do tema. Aava Santiago destaca a importância em registrar, em sessão solene, os 25 anos do Festival. “É primordial a gente pautar a questão ambiental e usarmos todas as ferramentas que pudermos. Seja por meio de legislações municipais com pautas positivas de preservação, seja pela educação ambiental, ou pela cultura. O cinema é um instrumento muito potente, por ser disseminador de ideias e informação, com o mais atrativo recurso do mundo, a tela gigante!”.

    HISTÓRIA – Desde sua criação em 1999, pelo então Governador Marconi Perillo, o FICA tem sido um marco no cenário cultural de Goiás, atraindo diretores, artistas e cineastas do Brasil e do mundo para a histórica Cidade de Goiás. A principal mostra do evento, inclusive, leva o nome do jornalista ambiental e cineasta Washington Novaes. Além das mostras e premiações, o Festival se destaca por suas ações sustentáveis, visando minimizar os impactos ambientais na cidade de Goiás, um patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela Unesco.

    CIDADE DE GOIÁS – PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL
    A Cidade de Goiás, antiga capital do estado, é um local de profunda relevância histórica e cultural. Fundada no século XVIII durante o ciclo do ouro, a cidade conserva um rico acervo arquitetônico colonial, que levou ao seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2001. As ruas de pedra, os casarões e igrejas barrocas compõem um cenário que transporta os visitantes ao passado, refletindo a importância histórica da região.

    Além de seu valor cultural, a cidade é cercada pelo bioma do Cerrado, o segundo maior do Brasil, conhecido por sua rica biodiversidade e ecossistemas únicos. O Cerrado desempenha um papel crucial na regulação climática e na preservação de recursos hídricos, sendo considerado o berço das águas do nosso país. A integração do FICA com a cidade e o Cerrado reforça a importância da preservação ambiental e da valorização das tradições culturais locais.

    HOMENAGEADOS
    Marconi Perillo (ex-Governador e criador do FICA), Elenízia da Mata (vereadora da Cidade de Goiás), Nasr Fayad Chaul, Gilvane Felipe, Vitor Cadilac e Vilmar Rocha estão entre os homenageados que contribuiram significativamente para o desenvolvimento e sucesso do FICA ao longo dos anos, refletindo a diversidade e o compromisso com a promoção da cultura e da sustentabilidade.

    Últimas Notícias