Campeã brasileira de simulações da ONU dedica seu tempo a treinar futuros líderes
Ysadora Monteiro, jovem estudante universitária de 18 anos, conquistou o título de Campeã Nacional de Simulações e recebeu um prêmio na Harvard Model United Nations (Harvard MUN), a maior simulação da Organização das Nações Unidas do mundo.
Natural de Brasília, Ysadora demonstrou sua habilidade ao representar o Brasil na Harvard MUN. Seu desempenho e sua capacidade de liderança a levaram ao posto de campeã nacional em 2022.
“Participar da Harvard MUN foi uma experiência transformadora. A oportunidade de interagir com estudantes de todo o mundo e debater questões globais de importância crítica foi, sem dúvida, a melhor que já tive na vida”, disse Ysadora.
Mas Ysadora não se limita apenas às competições internacionais. Ela também é uma peça fundamental na Internationali Negotia, a maior instituição de simulações da ONU da América Latina. Há mais de 22 anos, a Internationali Negotia trabalha para tornar o mundo das simulações da ONU mais acessível a jovens de todas as origens.
“Comecei a me envolver com projetos sociais em 2016, na minha escola. Quando conheci outras realidades, senti vontade de mudar aquilo. As simulações da ONU vieram, e eu as encarei como uma ferramenta de transformação social. Até porque, há anos atrás, jovens de todas as realidades não estariam discutindo assuntos de importância global como estão hoje. Proporcionar isso a pessoas de todo o país é maravilhoso”, disse Ysadora.
Como Chefe de Gabinete da Fundação, Ysadora dedica seu tempo treinando jovens para competições internacionais de renome, como a Harvard Model United Nations e a Yale Model United Nations, compartilhando seu conhecimento e paixão pela diplomacia internacional, de forma gratuita.
“Acredito que a paixão, o compromisso e o desejo de criar um impacto positivo podem levar a conquistas extraordinárias”, disse a jovem.