Câmara aprova projeto que beneficia músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia
Em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (5), os vereadores aprovaram em segunda e última votação, o projeto de Lei que estabelece ajuda de custo e promove revisão da remuneração para os músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO).
O projeto, enviado pelo Poder Executivo, foi articulado pelo presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota). A ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.800 é destinada para o pagamento de despesas relacionadas à manutenção de instrumentos musicais, locomoção e vestuário.
Além disso, os músicos também receberam o reajuste da data-base de 2023, fixado em 4,18%. A orquestra estava sem reajuste salarial desde 2011.
Em suas redes sociais, o vereador Romário Policarpo comemorou a aprovação do projeto, que considera um marco em seu compromisso com a cultura e a valorização dos artistas locais. “Trabalhamos incansavelmente para articular e aprovar esse projeto, fundamental para a manutenção de instrumentos, locomoção e vestuário dos músicos”, disse.
Já a vereadora Kátia Maria (PT) ressaltou que este é apenas o primeiro passo. “O que nós queremos de verdade é o plano de reestruturação que vai garantir a carreira e as condições de trabalho para que a Orquestra Sinfônica possa continuar fazendo as suas apresentações de grande qualidade para Goiânia, encantando a nossa gente”, afirmou.