• cidades

    Arraiá junino pode se tornar Patrimônio Cultural de Goiânia

    Projeto, de autoria do vereador Wellington Bessa (DC), reconhece importância de tradições e de eventos gastronômicos e artísticos realizados em junho para cultura e para economia da capital

    O vereador Wellington Bessa (DC) apresentou, nesta terça-feira (25), no Plenário da Câmara, projeto de lei (PL 154/2024) para reconhecer arraiás e eventos culturais do mês de junho como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. A proposta reconhece a importância das tradicionais festas juninas e dos eventos gastronômicos e artísticos que são promovidos nessa época do ano.

    Segundo o parlamentar, os arraiás se tornaram festividades tradicionais entre as famílias goianienses. “A população de Goiânia espera o ano inteiro para aproveitar a culinária e as danças típicas. É comum ver crianças, jovens e adultos se reunindo para aproveitar os festejos juninos”, afirmou.

    Além de promoverem diversão, os eventos impulsionam a economia goianiense. O vereador lembra que festas juninas contribuem para o comércio local, estimulam vendas e atraem turistas. “As festas de Goiânia já se tornaram tradição. Agora, precisamos incentivar o poder público a apoiar a realização dessas atividades importantes para fortalecer a agenda cultural da cidade”, disse.

    Construção da identidade goiana

    As  festas juninas são tradicionalmente realizadas em todo o Brasil. Em Goiás, a tradição não é diferente: músicas, danças típicas e comidas já estão no calendário de festas do estado, em especial  na capital. “Goiânia preserva essa tradição. Neste ano, acompanhamos a organização de um evento cultural com esse tema que reuniu mais de três mil pessoas no SindiGoiânia. Essa experiência confirma que esses eventos mobilizam as pessoas e fazem a alegria das famílias”, concluiu Bessa.

    Últimas Notícias