Renovação de matrícula na rede pública de Goiânia começa com problemas, mostra TV Anhanguera
A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (4) o processo de renovação de matrículas para alunos veteranos da Rede Municipal de Ensino, que pode ser realizado até 14 de dezembro. As renovações estão sendo feitas presencialmente nas escolas onde os estudantes já estão matriculados. No entanto, a exigência de documentação vacinal completa das crianças tem gerado transtornos para os pais, que relatam dificuldades tanto para obter as vacinas quanto para conseguir o atendimento nos postos de saúde.
Para garantir a vaga, é necessário apresentar uma declaração emitida nos postos de saúde que comprove que o aluno está com a caderneta de vacinação em dia. Esta exigência levou a um aumento expressivo na demanda nos postos, e muitos pais têm enfrentado filas e dificuldades para vacinar as crianças, pois algumas vacinas essenciais, como a que imuniza contra a catapora, estão em falta. A situação tem provocado insatisfação entre os responsáveis, que reclamam de dificuldades para concluir o processo de matrícula.
Além das renovações, a Prefeitura anunciou que as novas matrículas para o ano letivo de 2025 terão início em 10 de dezembro. Para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o período de matrículas começará em 7 de janeiro do próximo ano. Contudo, os pais que já enfrentam dificuldades para vacinar os filhos se preocupam com a repetição dos problemas logísticos quando a matrícula dos novatos começar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que está trabalhando para criar uma solução que agilize o atendimento nos postos de saúde. A Secretaria Municipal de Educação (SME), por sua vez, afirma que irá aumentar o prazo para que os pais e responsáveis apresentem o comprovante de vacinação.