• cidades

    Prefeitura de Goiânia fiscaliza fios de fibra óptica soltos na cidade

    Objetivo é verificar cumprimento da legislação municipal, que exige que operadoras de internet, telefonia fixa e TV mantenham os fios organizados e em bom estado de conservação

    A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência, está realizando um trabalho de identificação de fios de fibra óptica soltos ou em mau estado de conservação na capital. O objetivo é verificar se o cronograma das empresas de telecomunicações está sendo cumprido. Caso as irregularidades persistam, as empresas responsáveis poderão ser multadas em até R$ 20 mil por dia e por ponto onde houver fios caídos ou desalinhados.

    O prefeito Sandro Mabel explica que os fios soltos aumentam o risco de acidentes, além de trazer uma poluição visual para os moradores da cidade. Ele explica que as empresas já foram notificadas em 2023, mas que nada foi feito para melhorar a situação. “Você percebe nos postes que têm fios caídos para todo lado. Esses fios que estão pendurados atrapalham o motorista e atrapalham o pedestre. Nós já nos reunimos com essas empresas, notificamos e nada foi feito. Agora estamos com essa operação para fazer com que eles arrumem a nossa cidade”, afirma.

    Segundo o auditor fiscal de posturas da Secretaria de Eficiência, André Barros, a legislação municipal exige que operadoras de internet, telefonia fixa e TV mantenham os fios organizados e em bom estado de conservação. “A organização dos fios aumenta a segurança da população e previne acidentes nas vias e calçadas”, destaca.

    Agora, será realizado um mapeamento detalhado nos bairros para verificar a situação das fiações.

    Para facilitar a fiscalização, foi desenvolvido um site no qual os agentes da Secretaria de Eficiência irão registrar informações como o número e o logradouro do poste, a condição dos fios e imagens da situação encontrada. A localização exata dos fios irregulares também será disponibilizada por meio de georreferenciamento, evitando falhas na comunicação. As empresas de telecomunicações poderão acessar essas informações; basta procurar a Secretaria de Eficiência para regularizar a situação de forma mais ágil.

    A meta é vistoriar oito setores por semana e acompanhar a execução dos serviços exigidos pela lei. A fiscalização contará com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que disponibilizará um caminhão com cesto aéreo, usado na troca de lâmpadas, para que seja feita a identificação das empresas responsáveis pelos fios que apresentem maior dificuldade.

    Fotos: Secom

    Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

    Últimas Notícias