• cidades

    Postes e equipamentos de lazer de Goiânia deverão contar com equipamentos para evitar choque elétrico

    Projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e foi aprovado em definitivo no plenário da Casa

    Os parques e equipamentos de lazer deverão contar com a instalação de dispositivos de proteção a choques elétricos em Goiânia. O projeto é do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e foi aprovado em definitivo no plenário da Casa na sessão desta quarta-feira (16), por unanimidade.

    O projeto tem o objetivo de impedir choques elétricos fatais em parques e praças de Goiânia, por meio da instalação de dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual – os “dispositivos DR” ou apenas “DR”, que detectam a fuga de energia e acionam o desligamento da alimentação elétrica para evitar acidentes.

    Conforme proposto, a instalação deverá observar os parâmetros estabelecidos pela norma técnica de instalações NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos equipamentos de lazer e de iluminação destes parques, para evitar acidentes elétricos fatais devido a ausência destes equipamentos de proteção.

    “A ausência de vistoria da condição e destes equipamentos em pontos de iluminação e nas caixas de distribuição de energia, levam a população, especialmente crianças, ao risco de morte ou de graves danos à saúde por contato com áreas eletrificadas, por esse motivo é importante a adoção da medida”, justificou o propositor.

    O texto foi apresentado em abril de 2021 e já passou por todos os trâmites da Casa. Após sua aprovação em definitivo, o texto vai para a sanção do Paço Municipal.

    Exemplos recentes

    Apesar do projeto ter sido apresentado em 2021, o vereador Lucas Kitão lembra que os casos são recorrentes, como é o caso do menino Matteo Levi, de cinco anos, que faleceu em 30 de abril após receber uma descarga elétrica em uma praça da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

    Em 2023, a prefeitura de Goiânia também foi multada em R$ 26,5 mil por danos morais e de R$ 3,5 mil por danos materiais após um cachorro sofrer uma descarga elétrica durante um passeio na Praça do Avião, em Goiânia.

    “São inúmeros casos. Lembro aqui da vida de uma menina de 8 anos que faleceu ao tocar em uma decoração de Natal na praça Mestre Orlando, em Caldas Novas. Todas essas crianças estariam salvas com a instalação destes equipamentos de segurança”, exemplificou.

    Últimas Notícias