Parques de Goiânia viram sala de aula para estudantes da rede municipal
Projeto da SME leva alunos da rede pública a áreas verdes, com foco em educação ambiental e experiências pedagógicas interativas

A natureza como sala de aula
A Prefeitura de Goiânia está transformando os parques da capital em extensões da sala de aula. Por meio de um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), alunos da rede pública visitam os parques da cidade para aprender de forma lúdica e interdisciplinar.
As visitas acontecem de terça a sexta-feira. Os locais incluem os parques Bernardo Elis, Flamboyant, Linear Macambira, Anicuns, Carmo Bernardo e Jardim Botânico.
Aprendizado fora da sala
Durante as visitas, uma equipe multidisciplinar acompanha os alunos. O grupo inclui pedagogos, biólogos e geólogos, que desenvolvem atividades como trilhas educativas, palestras, contação de histórias, brinquedos cantados, oficinas e saraus.
O foco está em temas como sustentabilidade, biodiversidade, solidariedade, equidade e preservação ambiental.
Projeto adaptável e inclusivo
Cada escola pode adaptar as atividades conforme seus objetivos pedagógicos. O projeto segue os princípios do Documento Curricular Ampliado para Goiás (DC-GO). Ele também contempla alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de grupos da comunidade, como idosos e membros de instituições religiosas.
Conexão entre teoria e prática
A educadora ambiental Ana Cristina Ferreira Cavalcanti ressalta a proposta do projeto:
“A iniciativa integra a educação ambiental ao currículo escolar, usando o parque urbano como sala de aula a céu aberto, com atividades lúdicas e interativas”.
Já a gerente de Inovação da SME, Maria da Luz Santos Ramos, destaca os benefícios:
“O contato com a natureza estimula a curiosidade, o senso de pertencimento e a responsabilidade ambiental desde a infância”.
Ela também aponta ganhos no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, ao unir conteúdo e vivência de forma significativa.