Jornalista goiano lança livro ao lado de Lula, Ciro e Luciano Huck
Realle Palazzo, jornalista goiano, é um dos autores do livro 100 Vozes pela Democracia, uma coletânea de artigos organizada pelo grupo Direitos Já – Fórum pela Democracia e lançada na Biblioteca do Senado nesta quarta-feira.
Palazzo, que também é um dos fundadores do grupo, escreveu sobre o fenômeno das fake news e os ataques à liberdade de imprensa. Em entrevista, ele explicou que escolheu esse tema porque é jornalista e porque há uma ação coordenada da extrema direita fascista para desacreditar o jornalismo profissional, levando as pessoas para o ambiente digital, onde reina a desinformação.
“O ecossistema das fake news faz parte de uma estratégia política: a estratégia do ódio e do medo”, afirmou.
Dessa forma, ele explica que essa ação coordenada, colabora com a ascensão da extrema direita. “Ela semeia e fertiliza o campo do preconceito e da exclusão de grupos minoritários.”
O jornalista citou o exemplo do polêmico Kit Gay, termo usado pelo então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, em 2018. “Nas igrejas neopentecostais, as pessoas acreditam genuinamente que a esquerda vai expropriar suas casas para dar para os moradores de rua”, contou.
Palazzo disse que o propósito da coletânea é ser uma ferramenta e alerta para entender a realidade atual, servindo ainda para que as futuras gerações compreendam o que ocorre e possam evitar que evolua e que se repita.
“O livro documenta a vida brasileira da atualidade com o olhar aguçado e multidisciplinar de personagens da política, da sociedade, do esporte, das artes, da comunicação, da segurança, do direito, da religião e das relações internacionais”, afirmou.
Dentre os colaboradores estão personalidades como Lula, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Marina Silva, Simone Tebet, Flávio Dino, Tábata Amaral, Luciano Huck, Fernando Gabeira e Gleisi Hoffmann.
O livro poderá ser baixado gratuitamente pelo site da Livraria do Senado.