• Estadual

    Adriana Accorsi é a quinta parlamentar que mais defende mulheres na Câmara dos Deputados

    A pré-candidata a prefeita de Goiânia e deputada federal Adriana Accorsi é
    a quinta parlamentar que mais defende os direitos das mulheres na Câmara dos Deputados, segundo o ranking elaborado pela plataforma de monitoramento legislativo Elas no Congresso.

    “Estou emocionada de ver meu trabalho em destaque, diz Adriana Accorsi, que tem seis propostas com avaliações favoráveis e relevantes para as mulheres.

    Quanto mais favorável para as mulheres forem os projetos propostos pelo parlamentar, maior sua nota e sua posição no ranking. “Assim podemos saber quem são os aliados das mulheres no Congresso Nacional”, aponta o site Elas no Congresso.

    As organizações que trabalham com direitos das mulheres avaliaram as propostas de cada parlamentar e, com base nessas avaliações, foram identificados aqueles que mais atuam a favor das mulheres.

    Propostas de Adriana Accorsi
    -PL 3/2023 que cria o Protocolo Não é Não de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio em discotecas ou estabelecimentos noturnos;
    -PL 3130/2023 que assegura à advogada a suspensão dos processos por 120 (cento e vinte) dias em razão de parto ou de adoção;
    -PL 4986/2023 que prevê salas de apoio 24 horas em municípios que não disponham de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; -PL5573/2023 que dispõe sobre a reserva de vagas de empregos às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços e órgãos públicos;
    -PL 560/2023 que dispõe sobre a política de proteção das mulheres surdas, vítimas de violência doméstica e familiar a serem atendidas nas Delegacias da Mulher por profissionais habilitados em língua brasileira de sinais (libras);
    -PL561/2023 que obriga a instalação de “Salas Lilás” em todas as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Núcleos Regionais de Polícia Técnico-Cientifica dos estados.

    O site Elas no Congresso usa dados públicos do Congresso Nacional para monitorar os direitos das mulheres no poder legislativo. É uma iniciativa da Revista AzMina selecionada em 2020 pelo Google News Initiative na América Latina, programa de incentivo ao jornalismo na era digital, entre mais de 300 projetos.

    No Município
    Pré-candidata a prefeita, a deputada Adriana Accorsi diz que um dos principais eixos de seu plano de governo também trata de políticas públicas para as mulheres. Até o momento já foram delineadas 56 propostas nesse sentido na plataforma do plano de governo.

    “Queremos uma cidade justa, inclusiva e de oportunidades iguais para mulheres e homens”, diz.

    Uma das preocupações da pré-candidata, que é delegada de polícia há quase 25 anos, tendo se notabilizado como delegada de Proteção à Criança e ao Adolescente e tendo sido a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil no estado, é proteger e acolher as mulheres vítimas de violência.

    O plano inclui a prevenção à violência contra as mulheres em várias situações como em casa, no trabalho, na rua, no transporte público. Aponta ações de zeladoria como a melhoria da iluminação da cidade e limpeza dos matagais e terrenos baldios, por exemplo.

    Ainda indica a criação de um centro de referência com psicóloga, advogada, sistema social e de acolhimento para atender as mulheres. “Vamos abraçar a mulher vítima de violência, levar ela para a delegacia, para o IML, conversar com a delegada e vamos conseguir um abrigo para as mulheres ameaçadas com seus filhos, protegidas pelas guardas civis metropolitanas, um abrigo que nós não temos em Goiânia”, diz.

    Últimas Notícias