• Estadual

    Aliado de Marconi, Divino Lemes é alvo de operação por desvio de R$ 23 milhões da Prefeitura Senador Canedo

    A Polícia Civil deflagrou, a pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), uma operação nesta quarta-feira (7/8) para apurar um esquema criminoso que teria desviado até R$ 23 milhões da Prefeitura de Senador Canedo. O principal alvo é o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB), aliado próximo do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), e novamente candidato a prefeito.

    A Operação Insider, foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Goiás e no Tocantins. Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Águas Lindas de Goiás, além de Palmas (TO). A pedido do MP, a Segunda Vara de Garantidas da Comarca de Goiânia determinou o bloqueio de bens dos investigados.

    O MP investiga os crimes corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, organização criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação e contratação indireta indevida.

    Desdobramento

    A investigação na gestão de Divino Lemes é um desdobramento da Operação Sócio Oculto, deflagrada em julho de 2021 para investigar as mesmas práticas criminosas em licitações e contratos administrativos em Nerópolis entre 2015 e 2016.

    Na atual investigação, o objetivo é desarticular uma organização criminosa mais ampla, que atuou durante os anos de 2017 e 2020 em Senador Canedo, composta por parte dos membros envolvidos nas fraudes ocorridas em Nerópolis.

    Existem indícios da utilização de várias empresas, a maior parte de fachada e registrada em nome de “laranjas”, para fraudar licitações, simulando concorrência. Além de fraude nos certames, está sob investigação a possibilidade de algumas das obras públicas terem sido superfaturadas ou não realizadas de maneira adequada.

    Últimas Notícias