Adriana Accorsi e Sandro Mabel empatam tecnicamente na disputa pela Prefeitura de Goiânia, aponta Opção Pesquisas
Uma nova pesquisa realizada pelo instituto Opção Pesquisas entre os dias 2 e 4 de setembro, encomendada pelo Jornal Opção, mostra a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) na liderança com 21,2% das intenções de voto para a Prefeitura de Goiânia. Logo atrás, o empresário Sandro Mabel (UB) aparece com 20,6%, enquanto o ex-senador Vanderlan Cardoso (PSD) tem 17,6%. O levantamento revela um empate técnico entre os três candidatos, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário, em pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores —, posiciona Matheus Ribeiro (PSDB) com 8,5% das intenções de voto, seguido por Rogério Cruz (Solidariedade), que obteve 7,3%. Fred Rodrigues (PL) aparece logo depois, com 7,2%, e Professor Pantaleão (UP) registra 1,2%. Além disso, o estudo aponta que 8,2% dos entrevistados estão indecisos, enquanto 8,2% afirmam que pretendem votar em branco ou anular o voto.
Na espontânea, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, Adriana Accorsi também lidera, sendo lembrada por 12,5% dos entrevistados. Sandro Mabel foi citado por 12,1%, e Vanderlan Cardoso aparece com 9,3%. Matheus Ribeiro, embora tenha se destacado na pesquisa estimulada, teve apenas 4,7% das menções espontâneas. Fred Rodrigues foi citado por 3,2%, enquanto Rogério Cruz, atual prefeito, obteve 2,4%. O nome de Gustavo Gayer (PL), que não é candidato, foi lembrado por 0,3% dos entrevistados, assim como o governador Ronaldo Caiado, com 0,2%. A pesquisa revela ainda um alto índice de indecisos, que totalizam 49,3%, e 5,7% pretendem votar em branco ou nulo.
Além das intenções de voto, o levantamento avaliou a rejeição dos candidatos. Rogério Cruz lidera com a maior taxa de rejeição: 37,5% dos eleitores afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Adriana Accorsi vem em seguida, com 24,4% de rejeição, enquanto Vanderlan Cardoso é rejeitado por 10,9% do eleitorado. A pesquisa mostrou também que 10,8% dos eleitores não rejeitam nenhum candidato, e 5,5% rejeitam todos. Professor Pantaleão tem 10,6% de rejeição, Fred Rodrigues 10,4%, e Sandro Mabel 8,1%. Matheus Ribeiro, com a menor rejeição entre os principais nomes, é rejeitado por 4,8% dos eleitores. O percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram opinar sobre a rejeição foi de 5,2%.
Com um intervalo de confiança de 95%, o levantamento entrevistou 800 eleitores em Goiânia, utilizando amostragem estratificada por cotas para garantir a representatividade do município. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-05502/2024.