Justiça retira propaganda irregular de Professor Alcides
A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata da propaganda eleitoral do candidato à prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides Ribeiro Filho. A decisão foi motivada pelo uso indevido de imagens e discursos retirados de contexto do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e do governador Ronaldo Caiado.
A Coligação “Para Aparecida Seguir Avançando”, que tem Leandro Vilela como candidato, entrou com uma representação eleitoral argumentando que a propaganda veiculada tanto na TV quanto nas redes sociais induzia o eleitorado ao erro. De acordo com a decisão da juíza Christiane Gomes Falcão Wayne, da 119ª Zona Eleitoral de Aparecida de Goiânia, as falas de Mendanha e Caiado foram apresentadas fora de contexto, fazendo parecer que ambos apoiavam a candidatura de Alcides, quando, na realidade, seus apoios são destinados ao adversário Leandro Vilela.
Além disso, a decisão destacou que o tempo de participação de ambos nas inserções excedia o limite permitido pela legislação eleitoral, configurando mais uma irregularidade. A Justiça ordenou a retirada imediata da propaganda e estabeleceu multa de R$ 5.000,00 para cada reincidência, com a exclusão do conteúdo das redes sociais e a interrupção da veiculação nas emissoras de televisão.
A emissora responsável pela divulgação já foi notificada e o conteúdo deverá ser removido, dando espaço para peças publicitárias que respeitem as regras eleitorais.