Kitão será único vereador no primeiro escalão de Mabel
Depois de eleito para o terceiro mandato consecutivo para a Câmara Municipal de Goiânia, o vereador terá sua primeira oportunidade no Poder Executivo
Lucas Kitão (União Brasil) será o único vereador eleito a compor o primeiro escalão na Gestão do prefeito Sandro Mabel (União Brasil) na prefeitura de Goiânia. O parlamentar foi anunciado nesta segunda-feira (30) pelo futuro chefe do Executivo ao lado de outros oito secretários que vão compor o secretariado na nova administração de Goiânia. Ele vai atuar na equipe como titular da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias, pasta que será responsável pela gestão de espaços públicos e de equipamentos de lazer, entre ouros setores.
Vereador reeleito para o terceiro mandato consecutivo, Kitão foi pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD. Após convite do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do então pré-candidato Sandro Mabel, o vereador deixou sua pré-campanha para apoiar Sandro na corrida eleitoral, tendo sido o primeiro nome entre os políticos municipais a apoiá-lo nas eleições deste ano.
“É uma missão que aceitei do prefeito Sandro, para fortalecer Goiânia. Agora, teremos um grande desafio que encaro com determinação e compromisso para impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade, com uma gestão moderna e transparente e busca por parcerias e investimentos que gerem mais empregos e renda, sempre com foco na eficiência”, agradeceu.
Secretário Lucas Kitão
Na pasta, o futuro secretário também vai ser responsável pela administração de equipamentos de lazer, como os museus da cidade, a administração de mercados municipais e de equipamentos importantes como o Parque Zoológico e Mutirama.
Seguindo o plano de governo do futuro prefeito, Kitão terá o desafio de reestruturar o modelo de gestão dos parques municipais e poderá, por exemplo, realizar contratos de parceria com o setor de comércio e serviços.
Executivo
Esta será a primeira vez que Kitão assume um cargo no Poder Executivo. O vereador é advogado e já está em seu terceiro mandato na Casa Legislativa, onde foi presidente da Comissão Mista, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).
O vereador foi autor de projetos importantes como a autorização da distribuição de medicamentos à base de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi responsável pelo destravamento da lei do 5G na Câmara Municipal.
Kitão também foi autor do projeto que autoriza o pagamento de serviços públicos com cartões de crédito e débito. São os casos do Mutirama e do Zoológico, que hoje estão sob a tutela da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias.
Ainda de acordo com o parlamentar, na pasta será possível realizar parcerias em todas as áreas para a gestão pública municipal e será uma oportunidade de reestruturar o programa de parcerias público-privadas e de trabalhar para criar e trazer mais oportunidades de serviços e negócios para Goiânia.
“Ao lado do prefeito Sandro Mabel, teremos a missão de resgatar a administração pública e criar mais empregos em Goiânia. Sou entusiasta das parcerias público-privadas e, na Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias, terei a oportunidade de realizar um trabalho em conjunto com a iniciativa privada”, afirmou o futuro secretário.
Quem entra na vaga de Kitão?
A nomeação do vereador Lucas Kitão será feita após a posse e eleição da Mesa Diretora. O parlamentar também precisa apresentar seu pedido de licença da Câmara Municipal, para abrir espaço para o segundo suplente do União Brasil, o vereador Paulo Magalhães.
A primeira suplente, Gabriela Baía, também não deve assumir a cadeira no Poder Legislativo. A política vai para uma das Secretarias Extraordinárias do Paço Municipal e também precisará apresentar pedido de licença.
Conforme Kitão, essa foi a saída para abrir espaço para o vereador Paulo Magalhães, que vai seguir representando o partido com bastante eficiência. “Foi um movimento ciente e também solidário à necessidade da volta do vereador Paulo, que é um vereador histórico e combativo na Casa”, acrescentou.