• Estadual

    Kajuru cobra Alcolumbre sobre ataques de Gayer a Gleisi Hoffmann; presidente do Senado aciona STF e Conselho de Ética

    O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) cobrou, nesta quarta-feira (19), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sobre quais medidas seriam adotadas em relação às declarações do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). O parlamentar goiano fez ataques à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e envolveu Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nas suas falas.

    Na semana passada, Gayer sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria “oferecido” Gleisi a Alcolumbre e Motta, “como um cafetão oferece uma garota de programa”. Além disso, mencionou um suposto “trisal” entre a ministra e os dois parlamentares.

    Alcolumbre aciona STF e Conselho de Ética da Câmara
    Em resposta a Kajuru, Alcolumbre afirmou que já acionou sua equipe jurídica e a advocacia do Senado para levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

    “A advocacia do Senado Federal e os meus advogados pessoais estão tomando providências jurídicas para representarmos o deputado no STF criminalmente e no Conselho de Ética da Câmara. Nós vamos fazer tudo o que for necessário para cobrar dessas pessoas responsabilidade pelo que falam”, afirmou o presidente do Senado.

    O desdobramento do caso pode levar a processos disciplinares contra Gayer, que já enfrenta outras polêmicas por falas consideradas ofensivas. No Conselho de Ética, o deputado pode ser alvo de sanções, que vão desde advertências até a perda do mandato, caso a infração seja considerada grave.

    A polêmica reforça o ambiente de tensão entre governo e oposição no Congresso Nacional, especialmente em um momento de articulação política para aprovação de projetos estratégicos do Planalto.

    Fonte: Senado Federal.

     

    Últimas Notícias