Presidente ucraniano visita Washington em primeira viagem internacional desde o início da guerra
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, se reúne nesta quarta-feira (21), na Casa Branca, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na primeira viagem internacional dele desde o início da invasão russa em fevereiro.
A visita ratifica que Washington apoiará Kiev “pelo tempo necessário”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, no comunicado oficial que anuncia o encontro. A Casa Branca informou que Zelensky se reunirá com Biden e depois fará discurso em sessão conjunta do Congresso americano.
“A caminho dos Estados Unidos para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa”, tuitou Zelensky, que também confirmou o discurso para senadores e representantes no Congresso dos Estados Unidos.
Também nesta quarta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá uma reunião com os militares em Moscou, depois de admitir uma situação “extremamente difícil” nas quatro regiões ucranianas que o Kremlin afirma ter anexado.
No encontro por videoconferência, com participação de quase 15 mil oficiais, Putin deve apresentar as conclusões do ano e definir os objetivos do exército para 2023, segundo o Kremlin. O ministro da Defesa, Serguei Shoigu, anunciará os “progressos da operação militar especial” na Ucrânia.