Alimentos básicos em Gaza podem acabar em três dias, alerta ONU
O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas alertou, nesta 2ª feira, que os alimentos básicos destinados à população na Faixa de Gaza podem acabar em três dias. Apesar da abertura da passagem de Rafah com o Egito, as equipes denunciam que o envio de itens humanitários continua insuficiente para atender todos os moradores.
“O fluxo de alimentos e ajuda do Egito para Gaza está aumentando, mas está longe de ser suficiente. As necessidades são impensáveis, o desespero se aprofunda. Neste momento, os pais em Gaza não sabem se podem alimentar os seus filhos hoje e se vão sobreviver para ver o amanhã”, disse a diretora executiva do PAM, Cindy McCain.
Em meio ao cenário, McCain fez um apelo para que o número de entrada de caminhões humanitários em Gaza aumente significativamente, já que a região contabiliza milhões de deslocados e feridos. Até o momento, apenas 451 veículos atravessaram a fronteira, sendo que muitos carregamentos foram impactados pelos bombardeios israelenses.
“A crise em Gaza não é apenas uma tragédia local, é um lembrete gritante de que nossa crise alimentar global está piorando. Esta crise não só ameaça a paz e a estabilidade regionais, como mina os nossos esforços coletivos para combater a fome em todo o mundo. Precisamos continuar a trabalhar juntos para obter acesso seguro e sustentado a Gaza em uma escala que se alinhe com as condições catastróficas”, disse McCain.