O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou neste domingo (4) a chegada de caças F-16, fabricados nos Estados Unidos, ao país. O anúncio foi feito através do site oficial do presidente, onde Zelensky informou que as aeronaves já estão sendo usadas nas operações militares contra a Rússia.
O envio dos caças F-16 era uma demanda antiga dos aliados da Ucrânia, com Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega defendendo a medida. No entanto, apesar dos apelos, o governo americano inicialmente não apoiava o envio. Foi apenas no último ano que houve uma mudança de posição por parte dos Estados Unidos, que passaram a apoiar que outros aliados enviassem as aeronaves para a Ucrânia.
Embora o número exato de caças enviados não tenha sido esclarecido, especialistas indicam que a medida não deve alterar significativamente o cenário da guerra. De acordo com análises, é provável que apenas um pequeno número de aviões tenha sido enviado, e a Rússia dispõe de recursos suficientes para se defender contra esses ataques.
A chegada dos caças F-16 marca um desenvolvimento importante no apoio militar à Ucrânia, mas sua eficácia em mudar o curso do conflito ainda é incerta. A medida, contudo, demonstra o contínuo apoio internacional ao país em sua luta contra a invasão russa.