Americanos apoiam Ucrânia na guerra contra a Rússia, mas enxergam Trump em posição diferente, aponta pesquisa
Levantamento da NBC News mostra que maioria dos eleitores americanos simpatiza com a Ucrânia, enquanto acreditam que Trump favorece Moscou.

Pesquisa mostra apoio dos americanos à Ucrânia e percepção de alinhamento de Trump com a Rússia
Uma pesquisa da NBC News revelou que 61% dos americanos simpatizam com a Ucrânia na guerra contra a Rússia, enquanto apenas 2% apoiam Moscou. Outros 35% disseram não se posicionar a favor de nenhum dos lados.
O levantamento, realizado entre os dias 7 e 11 de março, entrevistou 1.000 eleitores registrados e tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
Outro dado interessante da pesquisa é que 49% dos entrevistados acreditam que Donald Trump tem mais simpatia pela Rússia, enquanto 40% enxergam o ex-presidente como neutro no conflito. Apenas 8% veem Trump como pró-Ucrânia.
Trump e o conflito
A percepção dos americanos sobre Trump não é nova. Durante seu mandato, o ex-presidente foi criticado por adotar uma postura mais amena em relação ao governo de Vladimir Putin e chegou a questionar o apoio dos EUA à Ucrânia. Recentemente, ele declarou que, caso reeleito, resolveria o conflito “em 24 horas”, sem detalhar como.
Enquanto o presidente Joe Biden mantém o envio de ajuda militar e econômica a Kiev, Trump e parte dos republicanos criticam o alto custo desse apoio, defendendo uma postura mais isolacionista.