• Nacional

    Ministério de Minas e Energia estuda aumento do percentual de etanol na gasolina visando benefícios à população

    A medida pode reduzir a dependência de gasolina importada, diminuir emissões de gases-estufa e favorecer a utilização de motores modernos

    O Ministério de Minas e Energia (MME) planeja criar um grupo de trabalho para analisar o aumento do percentual de etanol anidro na mistura da gasolina, que atualmente é de até 27,5%. O objetivo é avaliar a possibilidade de elevar esse índice para 30%, de acordo com fontes ligadas ao ministério.

    Esse estudo visa trazer diversos benefícios para a população, entre eles a redução da dependência externa de gasolina importada, a diminuição das emissões de gases-estufa devido à menor pegada de carbono do etanol e a possível redução do preço da gasolina no médio prazo. Além disso, o governo espera que essa medida permita a utilização de motores mais modernos e eficientes nos veículos.

    A formalização do grupo de trabalho deve ocorrer na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável por assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes de energia, que envolve diversos ministérios. A reunião está agendada para maio.

    Se aprovada, essa iniciativa pode trazer ganhos significativos para a população brasileira, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, ao incentivar o uso de fontes de energia mais sustentáveis e reduzir a poluição gerada pelo setor de transporte.

    Últimas Notícias