• Nacional

    “A sociedade precisa muito disso”, diz assessor parlamentar sobre participação dos jovens na política

    Gustavo Mendonça, assessor parlamentar do deputado estadual Delegado Eduardo Prado e estudante de Direito, afirma que a falta de oportunidade é o principal desafio dos jovens que desejam participar ativamente da política. Afinal, eles não são vistos como políticos em potencial.

    “Os jovens têm ideias inovadoras, mas o grande líder, aquele que já está lá há muito tempo, talvez olhe com desprezo para a juventude e não dê oportunidades para ele crescer politicamente”, disse. “O jovem tem que criar seu nome, tem que abraçar suas bandeiras. Ele tem que ter essa ajuda dos mais experientes, como uma pessoa séria, como uma pessoa que tem valor e não como apenas um cabo eleitoral”, afirmou.

    Gustavo também acredita que é importante que os jovens se envolvam na política para que possam fazer a diferença na sociedade. “A política é feita de pessoas e ela é feita para pessoas”, diz. “Não podemos só aceitar imposições de quem já está lá, de quem às vezes não vive no nosso dia a dia, pegando ônibus para ir para a faculdade, em busca do primeiro emprego, em busca de oportunidade”.

    Sonho

    Nascido e criado em Sanclerlândia, Goiás, Gustavo sempre sonhou em fazer política. Desde criança, ele participava das campanhas eleitorais na cidade e queria ser prefeito, vereador ou deputado.

    Hoje, como assessor parlamentar, ele ajuda a levar as demandas das lideranças comunitárias do interior do estado para o deputado. “Eu ouço nossas lideranças comunitárias, para saber o que aquela cidade e aquela comunidade está necessitando, quais os anseios daquela região. E então, o deputado apresenta os projetos”.

    Embora Gustavo tenha conseguido superar os desafios e se tornar um assessor parlamentar aos 18 anos, ele é um exemplo de que muitos jovens ainda enfrentam dificuldades para participar da política. “Nós temos que participar, debater, lutar pelas nossas propostas, pelos nossos ideais. A sociedade precisa muito disso”, conclui. 

    Últimas Notícias