• Nacional

    Microexplosão atinge município gaúcho de São Luiz Gonzaga

    Fenômeno se dá quando há intensa instabilidade associada a frente fria

    Um fenômeno classificado como “microexplosão” atingiu São Luiz Gonzaga, na região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu por volta das 22h30 deste sábado (15). A Sala de Situação da Defesa Civil do estado explicou que a microexplosão resultou de intensa instabilidade associada a uma frente fria estacionária e ao fluxo de umidade do norte do país.

    Ferimentos e Danos Materiais

    A Defesa Civil informou que uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar lonas em sua residência. Não há maiores informações sobre a condição atual da vítima. No início da madrugada de hoje, uma equipe do órgão chegou à cidade para apoiar a administração local. São Luiz Gonzaga é conhecida como a capital estadual da Música Missioneira e a capital gaúcha do arroz carreteiro.

    Impacto na Cidade

    Segundo a prefeitura, cerca de 1.200 residências foram destelhadas, assim como quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais. Os danos foram causados pelos ventos fortes e pela queda de granizo.

    Apoio do Governo Federal

    O ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, conversou com o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e com a vereadora Ana Barros. Ele garantiu que está acompanhando a situação desde cedo. Cerca de 15 mil pessoas foram afetadas pelo fenômeno.

    Pimenta afirmou que o governo federal, sob a liderança do presidente Lula, estará presente para apoiar a cidade. “Já tenho uma cópia do decreto de emergência e entrei em contato com a Defesa Civil Nacional. O governo do presidente Lula, como sempre, estará presente, dando apoio a São Luiz Gonzaga”, disse.

    Natureza do Fenômeno

    A Defesa Civil estadual explicou que a microexplosão ocorre quando tempestades intensas, com muitas descargas elétricas, granizo e muita água na base da nuvem, resultam em uma precipitação significativa em pouco tempo. Isso é geralmente acompanhado de rajadas de vento que podem chegar a 150 km por hora. A conclusão sobre o tipo de fenômeno se baseou nos danos observados e nas imagens captadas pela Brigada Militar.

    Medidas de Prevenção

    No fim da manhã deste domingo (16), a Defesa Civil do estado publicou um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas, válido até as 19h de hoje. A população foi aconselhada a buscar abrigo e evitar atravessar áreas alagadas a pé ou de carro. Em caso de emergência, devem ligar para 190 ou 193.

    Últimas Notícias