• Nacional

    Avaliação do governo Lula cai e atinge pior patamar do ano, aponta Datafolha

    Pesquisa mostra que aprovação do governo é de 35%, enquanto reprovação sobe para 34%

    A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (17/12), revela que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina o segundo ano de mandato com 35% de aprovação. Os que consideram a gestão ruim ou péssima somam 34%, enquanto 29% avaliam o governo como regular.

    O levantamento foi realizado presencialmente nos dias 12 e 13 de dezembro, com 2.002 entrevistados de 16 anos ou mais, distribuídos por 113 cidades do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Comparando com a última pesquisa de outubro, os números mostram uma oscilação negativa dentro da margem de erro. Em outubro, 36% consideravam o governo ótimo ou bom, contra 35% agora. Já a reprovação subiu de 32% para 34% no mesmo período.

    Este é o pior momento da gestão Lula em 2024. Em dezembro de 2023, o presidente tinha uma aprovação de 38%, uma queda de 3 pontos ao longo do ano.

    A comparação com as gestões anteriores de Lula é desfavorável. Ao final do segundo ano do primeiro mandato, a aprovação do governo era de 45%, com reprovação de 13%. No segundo governo, os números eram ainda mais positivos: 70% de aprovação e apenas 7% de reprovação.

    Os resultados de Lula no atual mandato se aproximam da avaliação do governo Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período de sua gestão, sugerindo um cenário de divisão entre a opinião pública.

     

    Últimas Notícias