Ministro Alexandre de Moraes desativa conta no X após multar plataforma em R$ 8,1 milhões
Decisão ocorre um dia após aplicação de multa milionária à rede social por descumprimento de ordem judicial

A conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), foi desativada na manhã desta sexta-feira (21). Ao tentar acessar o perfil, os usuários se deparam com a mensagem: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a).” A assessoria do STF confirmou que a desativação ocorreu a pedido do próprio ministro.
O perfil de Moraes foi criado em agosto de 2017 e, embora não recebesse atualizações frequentes, permanecia ativo até o início desta semana.
A desativação da conta ocorre um dia após o ministro aplicar uma multa de R$ 8,1 milhões à plataforma X por descumprimento de uma ordem judicial. A decisão judicial exigia que a rede social fornecesse dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos, além de bloquear a referida conta. Embora o X tenha efetuado o bloqueio, a empresa alegou dificuldades técnicas para fornecer as informações solicitadas, resultando na aplicação da multa.
Este episódio é mais um capítulo na série de confrontos entre o ministro Alexandre de Moraes e a plataforma X, especialmente após a aquisição desta pelo bilionário Elon Musk. Em 2024, a rede social enfrentou um bloqueio temporário no Brasil devido ao não cumprimento de ordens judiciais, sendo posteriormente restabelecida após atender às exigências legais.