União Brasil e PP aceleram federação e podem anunciar aliança em maio
Postagem de Antônio Rueda com Ciro Nogueira reforça expectativa de união formal entre as siglas nas próximas semanas

A possível federação entre União Brasil e Progressistas (PP) ganhou novos contornos nesta quarta-feira (23), após uma publicação feita pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, ao lado de Ciro Nogueira (PP). Na legenda da foto publicada em suas redes sociais, Rueda antecipou que “vem novidade por aí”, o que foi interpretado por interlocutores como um forte sinal de que o anúncio oficial da federação está próximo.
Segundo apurado pelo Transmissão Política, o martelo deve ser batido já em maio, com a formalização da aliança se estendendo, no máximo, até junho. Caso a união se concretize, União Brasil e PP formarão a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 106 parlamentares — superando inclusive o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a federação PT-PCdoB-PV.
A federação é vista como uma jogada estratégica para fortalecer um bloco de centro-direita com maior tempo de TV, recursos do fundo partidário e peso nas articulações nacionais. Porém, a articulação esbarra em disputas locais em estados como Goiás, Pernambuco e Paraíba. No caso de Goiás, o movimento pode reduzir o espaço de protagonismo do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que planeja disputar a Presidência da República em 2026.
A união entre as duas siglas, além de impactar diretamente a formação de chapas majoritárias e proporcionais, deve também influenciar negociações regionais e o equilíbrio interno dentro da própria base governista.