Trecho Goiânia-Rio Verde é leiloado com desconto de 18,07% no pedágio

O trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde, nas BRs 060 e 452, foi leiloado nesta quinta-feira (12) e arrematado pelo Consórcio Rota Verde Goiás. A proposta vencedora apresentou um desconto de 18,07% na tarifa básica de pedágio, o máximo permitido pelas regras do leilão.
O consórcio vencedor é formado pela Aviva, controlada pela 4i Capital, e pela Tecpav, uma construtora goiana. A assinatura do contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está prevista para o primeiro semestre de 2025, marcando o início de uma concessão de 30 anos, com investimentos estimados em R$ 6,8 bilhões.
O Projeto Rota Verde
Batizado de “Rota Verde”, o projeto é a primeira concessão privada desse trecho e conecta o Anel Viário de Goiânia ao entroncamento das BRs 153 e 452 em Itumbiara. A concessão prevê a instalação de oito praças de pedágio, com tarifas variando de R$ 0,1052 por quilômetro para pistas simples e R$ 0,1367 para duplicadas.
As obras previstas incluem:
30,95 quilômetros de duplicação;
124 quilômetros de faixas adicionais;
29 quilômetros de vias marginais;
14 passarelas;
8 pontos de ônibus.
A cobrança de pedágio será iniciada no segundo ano de concessão, quando parte das melhorias já tiver sido concluída.
Concorrência e Sustentabilidade
O leilão, realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, contou com a participação de quatro consórcios. A disputa mais acirrada foi entre o Consórcio Rota Verde Goiás e o BTG Pactual Infraestrutura III, que ofereceu um desconto de 17,97%.
As regras atuais dos leilões limitam os descontos a 18% sem aporte inicial, evitando propostas inviáveis que poderiam comprometer a execução das obras, como ocorreu em concessões anteriores. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o novo modelo busca garantir a sustentabilidade econômica e a execução plena dos projetos.
Impacto Regional
A concessão beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas, melhorando a infraestrutura rodoviária e facilitando o escoamento da produção agrícola de Goiás, considerada uma das mais importantes do país.
Com investimentos robustos e um modelo regulatório revisado, o Governo Federal aposta na concessão para impulsionar o desenvolvimento regional e oferecer mais segurança e qualidade nas rodovias.