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    Prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita no trânsito

    Primeiras intervenções ocorrem em quatro cruzamentos, a partir de terça-feira (14/1), de um total de 15 pontos mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET)

    Para dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito, a Prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita em cruzamentos da capital, a partir desta terça-feira (14/1), com intervenções em quatro cruzamentos da cidade, de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET).

    Os primeiros pontos já definidos estão localizados no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.

    A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), previstas na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante de sinal vermelho do semáforo. Para tanto, é necessário que haja sinalização específica no local da mudança, para dar segurança tanto ao motorista como aos pedestres.

    A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

    Para melhor adaptação dos motoristas e certificar a segurança dos pedestres, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.

    De acordo com a SET, a identificação dos cruzamentos com perfil para a direita livre se deu após estudos de tráfego, que avaliaram as condições de trânsito da capital. Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre.

    “Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontua o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.

    Compromisso de campanha de Mabel durante a campanha eleitoral, a conversão à direita, segundo ele, melhora o fluxo de veículos nas vias, com baixo investimento e com resultados positivos já comprovados em locais em que o sistema já foi implantado. O prefeito assegura que todos os pontos serão sinalizados com placas indicativas específicas, de fácil visualização, além da realização de campanhas educativas.

    A SET informa que o pedestre tem prioridade. Por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.

    “Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explica o prefeito Sandro Mabel.

    Pontos mapeados pela SET:
    – Avenida T-7 com a Avenida C-4
    – Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins
    – Avenida Independência com a Rua do Contorno
    – Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015
    – Avenida Milão com a Rua das Orquídeas
    – Avenida T-9 com a Rua Flemington
    – Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena
    – Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis
    – Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa
    – Praça Santos com Avenida C-206
    – Avenida Independência com Rua 6-A
    – Avenida Portugal com Avenida T-8
    – Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco
    – Rua do Chumbo com Rua Cariri
    – Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal

    Benefícios esperados:
    A implantação da direita livre, em cruzamentos com semáforo com sinal vermelho, tem sido aplicada em algumas cidades e pode trazer vários benefícios:

    1. Aumento da fluidez do trânsito
    – Permite que veículos realizem a conversão sem precisar esperar pelo sinal verde, reduzindo filas em cruzamentos movimentados.
    – Melhora a eficiência em vias com alto fluxo de veículos que realizam conversões à direita.

    2. Redução do tempo de viagem
    – Motoristas economizam tempo ao não precisar esperar desnecessariamente. Esse ganho é especialmente relevante em horários de pico, quando os cruzamentos ficam mais congestionados.

    3. Menor consumo de combustível e emissões de poluentes
    – Com menos tempo parado em semáforos, há uma redução no consumo de combustível. Menos tempo ocioso do motor implica em menores emissões de poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

    4. Redução de congestionamentos locais
    – O tráfego na faixa de conversão à direita é redistribuído, reduzindo acúmulos em alguns cruzamentos críticos.

    5. Melhoria na circulação de ônibus e transporte público
    – Os ônibus também podem se beneficiar da direita livre, garantindo que sigam viagem com mais rapidez.

    Intervenções

    A primeira intervenção no trânsito de Goiânia para melhorar a fluidez do trânsito, nos primeiros 100 dias da gestão, foi implantada no dia 2 de janeiro, com o lançamento do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tendo como corredor piloto a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás.

    No ato, Mabel participou da retirada do semáforo no cruzamento da Jamel Cecílio com a Rua PL-4. O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses, dentro de uma política pública moderna e integrada. O objetivo da prefeitura é desobstruir 100 quilômetros de vias em dez corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.

    A circulação de motos em corredores de ônibus também já está em operação desde o dia 6 de janeiro, em mais uma medida para melhorar o fluxo de veículos. O trânsito de motociclistas nas faixas exclusivas de ônibus está permitido nas avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10.

    A permissão prevê regras rigorosas, como a proibição de embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. Já a entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos. As intervenções integram o Novo Plano de Mobilidade de Goiânia do prefeito Sandro Mabel, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente.

    Foto: divulgação

    Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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