Ronaldo Caiado anuncia pré-candidatura à Presidência em 2026
Governador de Goiás oficializa intenção de concorrer ao Palácio do Planalto em evento marcado para abril

Ronaldo Caiado anuncia pré-candidatura à Presidência em 2026
Governador de Goiás oficializa intenção de concorrer ao Palácio do Planalto em evento marcado para abril
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou neste sábado (22) sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O evento de lançamento está agendado para o dia 4 de abril, em Salvador (BA).
Em suas redes sociais, Caiado declarou: “Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos!”
A decisão posiciona Caiado como um dos nomes da direita na próxima disputa presidencial, especialmente após a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o próprio Caiado enfrenta desafios jurídicos, estando atualmente inelegível por oito anos devido a uma condenação por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A sentença, em primeira instância, ainda cabe recurso.
Dentro do União Brasil, o anúncio gerou divisões. Embora Caiado conte com o apoio de lideranças como ACM Neto e de membros do partido na Bahia e em Goiás, outros integrantes consideram o movimento precipitado, especialmente considerando que a legenda ocupa três ministérios no governo Lula.
O evento de lançamento em Salvador contará com a presença de diversas lideranças do União Brasil, incluindo governadores e prefeitos de capitais, além do presidente nacional do partido, Antônio Rueda.
A trajetória política de Caiado inclui uma candidatura anterior à Presidência em 1989 pelo Partido Social Democrático (PSD), na qual obteve 0,68% dos votos.