• Nacional

    Pesquisa Ipespe: Lula empata com Bolsonaro e vence todos os adversários da direita em 2026

    Levantamento mostra petista à frente de nomes como Tarcísio, Caiado e Zema no 2º turno

    Uma nova pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada neste mês de fevereiro, revelou cenários para a eleição presidencial de 2026. O levantamento indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os seus adversários da direita em uma eventual disputa no segundo turno.

    O cenário mais acirrado seria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com um empate técnico: Lula teria 44%, enquanto Bolsonaro registraria o mesmo percentual. No entanto, como Bolsonaro segue inelegível, a disputa presidencial pode se dar contra outros nomes da direita.

    Entre os candidatos testados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como um dos principais adversários, mas ficaria atrás de Lula no segundo turno, com 40% contra 43% do petista.

    Já o cantor Gusttavo Lima e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) foram incluídos na pesquisa e registraram 35% cada, contra 41% e 47% de Lula, respectivamente.

    O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também foi testado e teria 32%, perdendo para Lula, que chegaria a 47% nesse cenário. Situação semelhante ocorre com Pablo Marçal (PRTB), que teria os mesmos 32% contra 46% do petista.

    O pior desempenho entre os adversários da direita foi do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que aparece com 28% no segundo turno, contra 45% de Lula.

    A pesquisa do Ipespe mostra que, mesmo após o fim de seu terceiro mandato, Lula segue competitivo contra possíveis candidatos da direita. Já Bolsonaro, apesar do empate, segue inelegível e pode não disputar a eleição.

     

    Últimas Notícias