Comurg recupera e instala poste vandalizado na Rua do Lazer
Estrutura foi danificada durante a folia de Carnaval e retirada pela Seinfra para reparos na Companhia

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) concluiu, nesta quinta-feira (13/3), a recuperação e reinstalação de um poste decorativo em estilo Art Déco, vandalizado durante o Carnaval na Rua 8, conhecida como Rua do Lazer, no Centro da capital. A estrutura foi removida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) após a identificação do dano e encaminhada para reparo na Comurg.
O poste, de estilo ornamental colonial com três globos e fabricado em alumínio fundido, passou por reparos na Divisão de Operações de Elétrica e Iluminação da Gerência de Infraestrutura. Para reforçar sua sustentação, uma barra de ferro foi instalada internamente e soldada à estrutura, além de ser fixada com parafusos e porcas. A equipe também substituiu a fiação elétrica e as lâmpadas queimadas.
Postes decorativos no Centro
O Centro de Goiânia conta com 49 postes decorativos, sendo seis na Rua do Lazer e 43 no canteiro central da Avenida Goiás. Apesar do estilo Art Déco, essas estruturas não integram o patrimônio tombado da região. Os postes foram fabricados há cerca de 10 anos por uma fundição de Minas Gerais, vencedora da licitação, ao custo unitário de quase R$ 5 mil.
A Seinfra foi informada sobre a depredação de pelo menos um desses postes na Rua do Lazer após o Carnaval. Depois de vistoria, foi constatado que apenas uma unidade foi danificada. Sem peças de reposição disponíveis e diante do fato de que a fundição responsável pela fabricação não existe mais, a Seinfra encaminhou o poste para a serralheria da Comurg, onde foi restaurado.
Comerciantes da região informaram à Seinfra que não souberam identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo. O crime de depredação do patrimônio público está previsto no artigo 163 do Código Penal e pode resultar em pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Fotos: Seinfra e Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia