• cidades

    Mabel visita empresa italiana referência mundial em gestão de resíduos

    Prefeito esteve na sede da Amsa, em Milão, responsável pela gestão de lixo da cidade, que consegue reutilizar 100% dos resíduos coletados

    O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, visitou nesta quinta (17/4) a Empresa Milanesa de Serviços Ambientais (Amsa, em italiano), referência mundial em gestão de resíduos e serviços ambientais em Milão, na Itália. A empresa possui números expressivos, como, por exemplo, a utilização de 100% dos resíduos municipais para a reciclagem ou produção de energia.

    “Aqui é lixo zero. Todo lixo que entra é aproveitado, com 67% de reciclagem. É muita coisa. Estamos fazendo o nosso aí de 4% ou 5%, então estamos jogando muito material fora e enchendo nossos aterros. Aqui não tem aterro. Aqui, todo o lixo é processado, transformado em energia e adubo. Não existe aterro, e nós vamos acabar com esse de Goiânia também”, prevê Mabel.

    O prefeito conheceu a sala de controle da operação, que foi criada nos últimos anos juntamente com um software de gestão dedicado para o controle dos caminhões em coleta. No local, há um telão com a localização em tempo real de todos os caminhões em serviço, espalhados pela cidade. O monitoramento da operação é controlado 24 horas e o espaço é um dos pontos que coloca a Amsa na vanguarda mundial da gestão de resíduos. “Todos os controles são feitos desta sala. Há 290 caminhões compactadores em Milão”, acompanhou o prefeito.

    Além disso, Mabel também visitou o grande galpão de logística, onde os caminhões chegam da coleta e distribuem os dejetos de acordo com a sua destinação. “O caminhão da coleta chega, despeja em outro caminhão maior que vai levar o lixo comum para virar energia. É muito eficiente a logística aqui. É por isso que a gente tem que andar mesmo por aí e aprender”, ressaltou.

    Exemplo mundial
    A economia circular é um dos grandes enfoques do projeto de recuperação de materiais da Amsa. Um dos exemplos é a reutilização de areia e cascalho do processo de varrição das ruas em produtos certificados para a construção civil. Outro investimento da empresa em prol da economia local e do bem comum são as lixeiras inteligentes. Elas possuem um sistema eletrônico conectado à sala de operação que informa a central quando os containers de lixo estão lotados, para que a coleta seja mais rápida e eficiente.

    Com as inovações, a Amsa virou referência mundial de gestão de resíduos, principalmente para municípios que possuem mais de um milhão de habitantes. Todos os anos, a empresa recebe delegações estrangeiras para que gestores de fora da Itália possam aprender mais com a experiência milanesa. Em 2024, representantes de governos dos Estados Unidos, França, Irlanda, África do Sul, Austrália, Israel e Áustria visitaram as instalações da Amsa para verificar como é feita a operação italiana.

    Últimas Notícias